Estoques - devo ter atenção com isso?

Entre os pequenos detalhes que levam à falta de dinheiro, um deles pode estar relacionado, segundo Gustavo Cerbasi, ao fato que o valor que está faltando em sua conta ainda não foi utilizado, ou seja, pode estar em um armário ou na dispensa de sua casa, por exemplo. Você já pensou quantos reais você tem parado no seu armário (estoque)?

Estoques - devo ter atenção com isso?
+ -

     Acredito que algum dia você já tenha ouvido alguém falar no termo Just in Time. Para quem é empresário ou tenha alguma relação com a área de gestão empresarial, este conceito provavelmente já é conhecido. Just in Time é um sistema cujo objetivo é produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, sem a necessidade da formação de estoques. Em resumo, usar apenas a matéria-prima na quantidade certa para fabricar um determinado produto em um determinado tempo,  afim de evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras. Dito isto, surge uma questão: mas o que este conceito tem a ver com finanças pessoais ou falta de dinheiro?

     Se você pensa em melhorar sua situação financeira imagino que, primeiramente, você esteja pensando em cortar gastos e, quem sabe, conseguir poupar algum dinheiro. Esta é uma estratégia válida, desde que seus gastos atuais não sejam desequilibrados. Pode ser que o seu problema financeiro seja resultado de escolhas de consumo não muito apropriadas e não necessariamente ao quanto você ganha. Quem sabe até você tenha um custo de vida equilibrado, ganhe o suficiente. O problema são as pequenas escolhas de consumo do dia a dia que resultam naquela conta no vermelho no final do mês. Ou ainda uma conta equilibrada entre ganhos e gastos, mas que não resultam em uma reserva financeira, uma poupança que você deseja fazer.

Entre os pequenos detalhes que levam à falta de dinheiro, um deles pode estar relacionado ao fato que o valor que está faltando em sua conta ainda não foi utilizado, ou seja, pode estar em um armário ou na dispensa de sua casa, por exemplo.  Você já pensou quantos reais você tem parado no seu armário?

     Isto significa que você pode ter retirado o dinheiro de sua conta este mês para consumir algo que poderá ser utilizado daqui a dois ou três meses, ou seja, falta dinheiro no banco, mas o valor está estocado em algum lugar de sua casa. E na falta de dinheiro, começam a incidir os juros que são cobrados, por exemplo, do seu cheque especial ou empréstimo consignado, que você teve que utilizar para cobrir a conta que está no vermelho.

     O que pode ser feito? Uma dica, segundo Cerbasi, seria comprar em pequenas quantidades e com mais frequência. Comprar apenas o que você precisa. Se o conceito do Just in Time traz benefícios para as empresas por reduzir os custos de estoques, por que este tipo de redução não poderia trazer benefícios financeiros para você? Estoques na dispensa, roupas que você comprou em liquidação e que não estão sendo usadas, livros que você comprou e não leu, são exemplos. Estes itens foram comprados para serem usados em algum momento e que estão custando mais caro do que deveriam em função dos juros que você está pagando pela falta deste dinheiro.

     Tente ter uma vida mais enxuta. Compre com mais frequência, mesmo que tenha que abrir mão de algum tipo de negociação, como é o caso de compras no atacado que, do ponto de vista financeiro, pode até ser um bom negócio, mas considere que os juros que você paga podem ser mais altos do que os descontos que você está obtendo.


Clique aqui para ver mais sobre este conteúdo.