Os pequenos gastos podem parecer inofensivos

Estudos apontam que alguns gastos podem parecer inofensivos, mas são capazes de fazer grandes estragos na vida financeira de qualquer um.

Os pequenos gastos podem parecer inofensivos
+ -

     Estudos apontam que alguns gastos podem parecer inofensivos, mas são capazes de fazer grandes estragos na vida financeira de qualquer um. Quando você olha para o seu orçamento e faz suas escolhas, você decide sobre os grandes gastos, como o aluguel, prestação do carro, plano de saúde, verba para o supermercado. Mas e os pequenos valores? a feira, a farmácia, o lanche, a água mineral, aqueles pequenos gastos do dia a dia?

     Geralmente temos pouca consciência sobre estes pequenos valores, que somados ao longo do mês fazem diferença que muitos não percebem. Segundo especialistas, não são os maiores gastos que costumam prejudicar o orçamento. É como uma rachadura na caixa d’água, de gota em gota e por um longo período, vai esvaziar toda a caixa. Mas atenção: você não deve simplesmente cortar os pequenos gastos, mas saber que eles existem. O problema é quando você não tem consciência e acredita que tem espaço no orçamento para assumir um novo compromisso.

     Uma dica importante: anote todos os pequenos valores, pelo menos, durante dois ou três meses. Você vai perceber, ao final, quanto você gasta aproximadamente com coisas extras que não estavam nas suas contas do mês. Vai entender que o espaço no orçamento que você acreditava que caberia mais uma compra, uma prestação, não existe. No momento que estiver consciente, saber o quanto gasta no mês somando os pequenos valores, passe a considerar nos próximos meses este valor a mais no seu orçamento. Lembre que os pequenos gastos existem, são importantes para sua vida e não devem ser cortados, mas também não podem ser ignorados. 

Veja no Youtube